Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Notícias
  • Linda Brasil cobra agilidade para inclusão da fibromialgia CIN

Linda Brasil cobra agilidade para inclusão da fibromialgia CIN

(Foto: Jadilson Simões)

Na manhã desta quarta-feira, 8, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) destacou reivindicações do Movimento Fibromialgia Dor Crônica de Sergipe. Entre as denúncias apresentadas, esteve a dificuldade de inclusão da observação de fibromialgia no Cadastro de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIN).

De acordo com a parlamentar, essa falha tem impedido o reconhecimento de direitos e o acesso aos benefícios básicos garantidos em lei. “Por isso, vamos protocolar uma indicação à Secretaria de Estado da Segurança Pública, solicitando que o problema seja corrigido com urgência”, salientou.

Somado a isso, a parlamentar cobrou fiscalização dos eventos promovidos no estado para que haja o cumprimento das legislações federal, estadual e municipal no que se refere aos direitos das pessoas acometidas por fibromialgia e dor crônica. A deputada apontou o descumprimento dessas legislações pela organização do Pré-Caju, iniciativa privada que conta com investimentos públicos.

“Mais uma vez, pessoas com deficiência foram privadas do direito à meia-entrada e aos abadás gratuitos, como determina a legislação. O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju têm o dever de fiscalizar e garantir o direito ao lazer das pessoas com deficiência, assegurando autonomia e condições dignas de acesso”, alertou Linda Brasil.

Censo

Ainda durante o seu discurso, Linda destacou a necessidade da realização de um censo estadual sobre fibromialgia. “Essa é uma medida essencial para subsidiar políticas públicas efetivas. Sem dados, o Estado segue invisibilizando essa população e negligenciando direitos fundamentais”, considerou a parlamentar.

A deputada reforçou o conteúdo do Ofício nº 11/2025, encaminhado pelo Movimento à Secretaria de Estado da Saúde, que denuncia a desassistência e as violações de direitos, cobrando a implementação da Lei Federal nº 15.176/2025, que institui o Programa Nacional de Proteção das Pessoas com Fibromialgia e Dor Crônica.

Linda Brasil cobra respostas do Governo do Estado e pede sensibilidade para a situação. “Infelizmente, o Movimento ainda não recebeu resposta da secretaria. É inadmissível que, mesmo com um arcabouço legal robusto, a gente ainda veja omissão, falta de acesso ao diagnóstico, despreparo profissional e ausência de protocolos clínicos adequados”, afirmou.

Lei em vigor

Em Sergipe, a deputada Linda Brasil (Psol) foi autora da Lei nº 9.293, de 27 de setembro de 2023, que classifica a fibromialgia como deficiência para todos os fins legais em todo o território sergipano.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Goiânia Blues Festival tem shows gratuitos no Teatro Sesc Centro

MÚSICA Ingressos poderão ser retirados no Sympla 24 horas antes de cada espetáculo Publicado em:…

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (19) a parcela de maio do Bolsa Família…

Trabalhadores da Educação de Goiânia fazem nova assembleia para definir se greve continua

COBRANÇAS Encontro acontece às 8h30 no Cepal do Setor Sul Publicado em: 18/05/2026 17:01 Trabalhadores…