Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • Vanderlan entrega ressonância magnética de última geração ao Hospital das Clínicas da UFG

Vanderlan entrega ressonância magnética de última geração ao Hospital das Clínicas da UFG


Senador Vanderlan Cardoso durante entrega do novo equipamento de ressonância magnética no Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia. Foto: Divulgação.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) inaugurou, nesta quinta-feira (31), um equipamento de ressonância magnética de última geração que promete transformar o diagnóstico por imagem na rede pública goiana. A nova tecnologia, adquirida com R$ 5,6 milhões em emendas do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), vai triplicar o número de exames realizados pelo SUS e ampliar o atendimento em diversas especialidades médicas.

O aparelho, de 1,5 Tesla, utiliza inteligência artificial para gerar imagens mais nítidas e detalhadas, reduzindo o tempo de exame e aumentando a precisão dos diagnósticos. O HC passa a figurar entre os poucos hospitais públicos do país com capacidade para realizar ressonância funcional cerebral e análises cardíacas de alta definição, aproximando a medicina pública goiana de padrões adotados em grandes centros privados.

“Esse investimento representa o recurso público voltando para onde deve: na saúde de quem mais precisa”, afirmou o senador Vanderlan durante a entrega. “Avançar na saúde é salvar vidas.”

Avanço para a saúde pública

O novo equipamento integra um conjunto de aportes que somam R$ 11,7 milhões destinados pelo parlamentar ao Hospital das Clínicas nos últimos anos — entre eles, a instalação da nova UTI pediátrica e o reforço no custeio da unidade. Segundo dados oficiais, Vanderlan já destinou mais de R$ 300 milhões a ações de saúde em Goiás.

Para o superintendente do HC, José Garcia Filho, a conquista representa um avanço direto para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A população que não teria acesso a uma tecnologia dessas passa a ter exames de alta precisão, mais rápidos e confortáveis. Isso melhora o diagnóstico e o tratamento, e tem impacto real na qualidade de vida”. A reitora da UFG, Angelita Pereira, ressaltou que a parceria com o senador foi essencial para a concretização do projeto.

“Essa entrega simboliza uma relação madura entre universidade e poder público. É o tipo de investimento que fortalece a formação médica, a pesquisa e o atendimento à população.”

Tecnologia e impacto acadêmico

Com o novo equipamento, o HC-UFG deve reduzir filas, ampliar a oferta de exames e impulsionar pesquisas em áreas como neurologia, cardiologia e oncologia. Fundado em 1962 e administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), o hospital é referência regional em ensino e assistência em saúde.

Segundo o chefe da unidade de diagnóstico por imagem, Felipe Thiago Xavier de Campos, o impacto da novidade será imediato. “É um dos aparelhos mais modernos do país. Com ele, poderemos detectar doenças mais cedo e oferecer tratamentos mais eficazes. O ganho é técnico e humano.”


Leia mais sobre: Hospital das Clínicas / SUS / UFG / Vanderlan Cardoso / Cidades / Geral / Notícias do Estado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caminhão de gado perde controle e invade casas em Brazabrantes

ACIDENTE Caminhoneiro e motorista de carro precisaram ser socorridos Publicado em: 19/05/2026 12:16 Caminhão danificou…

Marvvila chega em Goiânia e promete noite intensa de samba e pagode – Curta Mais

O pagode vai tomar conta de Goiânia em agosto. Além disso, um dos principais nomes…

Durigan defende taxação de ultrarricos em agenda do G7

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta segunda-feira (18) em Paris o avanço da discussão internacional sobre…