Goiânia recebe, no dia 27 de junho, a abertura da quinta edição do projeto Allegro, série de concertos que tem levado grandes nomes da música de concerto ao público goiano. A estreia da temporada será comandada pelo pianista Nahim Marun, um dos principais intérpretes da música erudita brasileira da atualidade.
A apresentação acontece às 20h, no teatro do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), com entrada gratuita e acesso por ordem de chegada. No repertório, o público poderá acompanhar obras de três dos mais importantes compositores da história da música: Heitor Villa-Lobos, Frédéric Chopin e Franz Liszt.
Reconhecido pela sólida carreira artística e acadêmica, Nahim Marun acumula apresentações em importantes salas de concerto e festivais no Brasil e no exterior. O pianista já se apresentou em países como Estados Unidos, França, Itália, Uruguai e Colômbia, além de atuar como professor e pesquisador na Universidade Estadual Paulista (UNESP).
O recital foi pensado para conduzir o público por diferentes universos musicais. A abertura será com “Festa no Sertão”, de Villa-Lobos, obra marcada por ritmos e referências à cultura brasileira. Em seguida, Marun interpreta a Sonata em Si Menor, de Liszt, considerada uma das peças mais desafiadoras e importantes da literatura pianística mundial.
Na segunda parte do concerto, o pianista executará os 24 Prelúdios Opus 28, de Chopin. O conjunto de obras é considerado um dos mais influentes da história do piano e reúne composições que transitam entre momentos de delicadeza, intensidade, melancolia e dramaticidade.
Segundo Nahim Marun, a proposta do programa é aproximar diferentes formas de expressão musical que marcaram a evolução do piano ao longo dos séculos.
“Escolhi esses compositores porque representam diferentes maneiras de compreender o romantismo e a modernidade pianística. Villa-Lobos conecta a tradição europeia à imaginação brasileira; Liszt amplia os limites formais e expressivos do piano; e Chopin transforma a miniatura em arte absoluta. Juntos, constroem um percurso de enorme riqueza emocional e sonora para o intérprete e para o público”, afirma.
A apresentação marca o início da temporada 2026 do projeto Allegro, que também contará com recitais dos pianistas Paulo Meireles, Eudóxia de Barros e Pablo Rossi nos próximos meses.
Com entrada franca, a iniciativa reforça o acesso gratuito à música de concerto em Goiânia e amplia a programação cultural da capital com artistas de destaque nacional e internacional.
SERVIÇO
Série Allegro – Recital de Nahim Marun
Data: 27 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural UFG
Entrada: Gratuita, por ordem de chegada