Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • Após denúncia do Mais Goiás, empresas de transporte responsáveis por atrasos são multadas na Rodoviária de Goiânia

Após denúncia do Mais Goiás, empresas de transporte responsáveis por atrasos são multadas na Rodoviária de Goiânia

SERVIÇO

Segundo o Procon-GO ma das empresas responsáveis pelo atraso possui histórico de reclamações

Rodoviária de Goiânia (Foto: Divulgação)

1
1
Luanna Marques

Após denúncia feita pelo Mais Goiás no último domingo (21), equipes do Procon Goiás e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intensificaram a fiscalização no Terminal Rodoviário de Goiânia e aplicaram autuações a empresas responsáveis por sucessivos atrasos em viagens interestaduais. A ação ocorreu após uma série de reclamações registradas no último fim de semana.

Durante as fiscalizações, ao menos quatro empresas apresentaram problemas operacionais. Segundo a ANTT, três delas conseguiram regularizar a situação após a atuação dos órgãos.

Ao Mais Goiás, o gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antonisio Teixeira, explicou que a ação realizada na Rodoviária de Goiânia faz parte da rotina de fiscalização do órgão. Segundo ele, após a circulação de reclamações nas redes sociais sobre atrasos em viagens durante o último fim de semana, uma equipe foi enviada ao local já na manhã de segunda-feira (22), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Durante a fiscalização, consumidores procuraram os agentes para relatar problemas enfrentados, e algumas situações foram resolvidas no próprio local. Conforme Antonisio, uma das empresas já havia sido autuada na semana anterior e, novamente, foi alvo de constatação e notificação. O responsável pela empresa foi orientado a regularizar a situação o mais rápido possível, sob risco de medidas mais severas, como a suspensão da venda de passagens.

O gerente destacou que atrasos excessivos são inadmissíveis, pois prejudicam diretamente os consumidores. “Quem compra uma passagem precisa chegar ao destino dentro do horário programado. Não é aceitável um atraso que comprometa não só a viagem, mas compromissos familiares, especialmente neste período de Natal e Ano Novo, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com a família”, afirmou.

Antonisio também reforçou que as empresas devem cumprir a legislação consumerista em casos de atraso, oferecendo assistência conforme o tempo de espera, como água, local para descanso, alimentação e até hospedagem, quando necessário.

Sobre as penalidades, ele explicou que as empresas notificadas têm prazo para apresentar defesa. Após essa etapa, o processo é analisado pela fiscalização e encaminhado ao setor de contencioso, responsável por aplicar as multas. O valor pode variar conforme a reincidência, o número de irregularidades ao longo do ano e o porte da empresa, podendo ir de pouco mais de R$ 800 até cerca de R$ 12 milhões.

Segundo o gerente, atrasos em períodos de feriados prolongados, férias e festas de fim de ano são recorrentes, o que justifica a intensificação das fiscalizações. Ele ressaltou que esse tipo de ação ocorre ao longo de todo o ano, não apenas em rodoviárias, mas também em aeroportos.

Por fim, Antonisio informou que o trabalho de fiscalização segue nos próximos dias. “Estivemos na rodoviária hoje, voltaremos amanhã e também realizaremos ações no aeroporto”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Luta antimanicomial: UFJF e UFMG se desculpam por cadáveres em aulas

Pelo menos duas instituições públicas de ensino superior se retrataram por terem menosprezado pessoas confinadas em…

Flávio Bolsonaro sugere pagamento por hora em alternativa à escala 6×1

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou uma proposta alternativa…

‘UFG não é lugar de perdição’: encontro cristão reúne 500 jovens em Goiânia

FÉ Aviva Universitário começou em Goiânia, em 2024, com encontros realizados na Praça Universitária Publicado…