Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • Professor de Goiânia transforma aula em curta-metragem

Professor de Goiânia transforma aula em curta-metragem

CRIATIVIDADE

A produção contou com a participação de 16 estudantes, com idades entre 14 e 15 anos

Alunos do 9º do ensino fundamental participaram das gravações (Foto: arquivo enviado ao Mais Goiás)

1
1
Luanna Marques

Um professor de Geografia de Goiânia transformou o conteúdo sobre globalização e avanços tecnológicos em um curta-metragem produzido dentro da própria escola, com participação ativa dos alunos do 9º ano. A iniciativa é do professor Raniel Vieira e foi desenvolvida no Colégio Caminho de Gênios.

O projeto, intitulado Globalização e Tecnologia: Impactos no Cotidiano, surgiu durante as aulas do primeiro bimestre deste ano, quando os estudantes discutiam temas como globalização, capitalismo, internet e os impactos das tecnologias no dia a dia.

O curta foi roteirizado por Raniel em conjunto com os alunos, que também participaram das gravações e ajudaram na construção das falas. Algumas cenas mostram debates em sala de aula e momentos de reflexão em uma praça próxima à instituição. A proposta era evidenciar como os temas discutidos na escola estão diretamente ligados à vida cotidiana.

Debates em sala de aula (Foto: arquivo enviado ao Mais Goiás)

A produção contou com a participação de 16 estudantes, com idades entre 14 e 15 anos. As gravações ocorreram em três encontros diferentes, e o projeto levou cerca de 15 dias para ser concluído, entre filmagens e edição.

O elenco do curta-metragem é formado por Ícaro Gabriel, Miguel Martins, Raniel Vieira, Cauê da Veiga, Augusto Alves, Eduardo Elias e Marcus Daniel.

Engajamento dos alunos

De acordo com Raniel, a experiência aumentou o interesse e o envolvimento dos alunos nas aulas. “Eles participaram muito. Algumas perguntas e respostas surgiram na hora, durante as gravações. Até alunos mais tímidos quiseram participar”, contou.

Os alunos Cauê da Veiga e Ícaro Gabriel conversaram com o Mais Goiás sobre a experiência. “Esse projeto ajudou bastante todos os alunos na matéria de globalização, porque trouxe um segundo motivo para a gente estudar e aprender sobre o conteúdo, além de ter deixado tudo mais divertido”, comentou Cauê.

Ícaro explicou que a iniciativa o fez refletir sobre o impacto da internet no cotidiano. “O nosso curta mostra um questionamento que eu mesmo me fiz: será que somos nós que usamos a internet ou é ela que usa a gente? Isso mostra um pouco do impacto que ela tem na nossa rotina, já que passamos grande parte do tempo em frente às telas”, afirmou.

Na opinião do estudante, a dinâmica também contribuiu para o envolvimento da turma com os conteúdos trabalhados. “A atividade ajudou na dedicação durante as tarefas, porque tornou o aprendizado mais interessante e interativo”, completou.

(Foto: arquivo enviado ao Mais Goiás)

Além do curta-metragem, o professor também promoveu rodas de conversa e debates sobre as vantagens e desvantagens dos avanços tecnológicos, incentivando os estudantes a refletirem de forma crítica sobre o uso das redes sociais, da internet e das transformações provocadas pela globalização.

O produtor Maciel Fortunato colaborou com a captação e edição do material. O curta foi divulgado nas redes sociais da escola e também no canal do professor no YouTube, voltado a conteúdos de Geografia e geopolítica.

Leia também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

A empresa Ypê divulgou novo comunicado com orientações aos consumidores que têm em casa os…

Parecer da 6×1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

A Comissão Especial que analisa as propostas de redução da jornada de trabalho das atuais…

Motoristas têm até 120 dias para regularizar exame toxicológico em Goiás

TRÂNSITO TCE cobra fiscalização do Detran-GO e dá prazo para início das punições a motoristas…