Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dois dos maiores caçadores de onças-pintadas do Brasil são presos em Goiás


Onça-pintada, maior felino das Américas, continua alvo de caçadores ilegais em regiões de Goiás. Foto: Reprodução/BPMOA.

Dois homens apontados como os maiores caçadores de onças-pintadas do Brasil foram presos em São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, durante uma operação do Batalhão Ambiental. Segundo a Polícia Militar, eles eram contratados por fazendeiros para matar os felinos que invadiam áreas de pasto destinadas ao gado.

Vídeos e áudios comprovam a atuação dos caçadores

As investigações começaram após a circulação de vídeos gravados pelos próprios suspeitos. Nas imagens, uma onça-pintada aparece ferida por disparos de espingarda e cercada por cães de caça. Em outro momento, os homens comemoram a captura do animal.

A polícia também teve acesso a áudios que revelam a negociação entre um fazendeiro e um dos caçadores. Nas conversas, o contratante combina valores e descreve o local onde o felino teria sido visto.

Prisão e penalidades

Com base nas provas, o Batalhão Ambiental localizou e prendeu a dupla em uma propriedade rural da região. São Miguel do Araguaia é uma das áreas de maior ocorrência de onças-pintadas no país, o que tem atraído a atenção de caçadores ilegais.

Os dois homens foram autuados por crime ambiental e liberados após o pagamento de fiança no valor de dois salários mínimos cada. Além disso, receberam multa administrativa de R$ 15 mil por animal abatido.

Polícia busca o mandante

A Polícia Civil agora concentra esforços para identificar o fazendeiro responsável por encomendar a morte da onça. A prática é considerada crime pela legislação ambiental e pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Entenda o caso

A caça à onça-pintada é proibida no Brasil desde 1967. O animal, símbolo do bioma Cerrado e da fauna brasileira, está ameaçado de extinção em várias regiões do país. Ainda assim, conflitos entre produtores rurais e predadores seguem sendo um desafio para o equilíbrio ambiental, especialmente em áreas de expansão agropecuária.


Leia mais sobre: Goiás / Onças / Polícia Militar de Goiás / São Miguel do Araguaia / Cidades / Notícias do Estado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caminhão de gado perde controle e invade casas em Brazabrantes

ACIDENTE Caminhoneiro e motorista de carro precisaram ser socorridos Publicado em: 19/05/2026 12:16 Caminhão danificou…

Marvvila chega em Goiânia e promete noite intensa de samba e pagode – Curta Mais

O pagode vai tomar conta de Goiânia em agosto. Além disso, um dos principais nomes…

Durigan defende taxação de ultrarricos em agenda do G7

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta segunda-feira (18) em Paris o avanço da discussão internacional sobre…