Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

duas novas exposições em Goiânia

O Centro Cultural Octo Marques inaugura, nesta quarta-feira (12/11), às 19h, duas exposições simultâneas que destacam a produção artística do Centro-Oeste. As mostras “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás” e “O Sertão é o Nosso Centro” apresentam obras que exploram temas como corpo, território, ancestralidade e identidade.

As exposições têm curadoria do artista Dalton Paula, curadoria adjunta de Melissa Alves e coordenação de Ceiça Ferreira. Ambas contam com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Além disso, o projeto propõe um diálogo entre gerações de artistas e diferentes poéticas visuais, ressaltando a força das produções regionais. Segundo Dalton Paula, o Sertão Negro é um espaço de criação e reflexão que fortalece a trajetória de artistas locais. “Estas mulheres ampliam os limites da arte contemporânea goiana com coragem e sensibilidade”, afirma o curador.

Mulheres em destaque nas exposições

Em “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás”, o público encontra trabalhos de Anahy Jorge, Lucélia Maciel, Manuela Costa Silva, Gabriela Chaves e Xica. As artistas abordam questões ligadas ao corpo, à memória e à espiritualidade, utilizando técnicas como pintura, fotografia, escultura e instalação. A exposição destaca o protagonismo feminino nas artes visuais e questiona estruturas históricas de apagamento.

As exposições dialogam sobre corpo, território e ancestralidade, com abertura nesta quarta-feira (12/11). Foto: SECOM

Sertão como território de criação e memória

Já “O Sertão é o Nosso Centro” reúne obras de Âmbar Moura, Ana Paula Sirino, Augusto César, Dara, Hortência Eduarda, Okun, Mestre Guaraná, Rebeca Miguel, Tor Teixeira, Walmir Elias e William Maia. Todos são artistas residentes do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. As obras refletem sobre o sertão como território de potência estética e poética, explorando o cotidiano e a ancestralidade em linguagens como vídeo, pintura e instalação.

Foto: SECOM

De acordo com Melissa Alves, curadora adjunta, a proposta das exposições é ampliar o olhar sobre o sertão e a produção artística regional. “Ao trazermos o sertão para o centro, deslocamos os eixos da arte e da história, permitindo que outras narrativas ganhem corpo e voz”, explica.

Leia também: Museu Ferroviário de Pires do Rio reabre após revitalização e oferece cinema gratuito

Durante o período das exposições, o público poderá participar de atividades formativas, incluindo oficinas, visitas mediadas e conversas com artistas. Essas ações buscam aproximar a comunidade dos processos criativos e promover o diálogo entre arte, território e sociedade.

Foto: SECOM

As mostras ficam abertas à visitação de 13 de novembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, na Galeria Frei Confaloni, localizada no Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 515, no Centro de Goiânia. O espaço funciona de segunda a domingo, das 9h às 16h (fecha às 17h). A entrada é gratuita, e animais de estimação são permitidos, desde que estejam devidamente encoleirados.

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caminhão de gado perde controle e invade casas em Brazabrantes

ACIDENTE Caminhoneiro e motorista de carro precisaram ser socorridos Publicado em: 19/05/2026 12:16 Caminhão danificou…

Marvvila chega em Goiânia e promete noite intensa de samba e pagode – Curta Mais

O pagode vai tomar conta de Goiânia em agosto. Além disso, um dos principais nomes…

Durigan defende taxação de ultrarricos em agenda do G7

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta segunda-feira (18) em Paris o avanço da discussão internacional sobre…