Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • PCGO cumpre 13 mandados e investiga fraude de R$ 11,6 milhões em contrato da Saúde na gestão Rogério Cruz

PCGO cumpre 13 mandados e investiga fraude de R$ 11,6 milhões em contrato da Saúde na gestão Rogério Cruz


Veículos de luxo apreendidos durante a operação desta terça – Foto divulgação PCGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (18), em investigação que apura os crimes de associação criminosa, contratação direta ilegal e fraude em licitação envolvendo contrato firmado em 2024, durante a gestão do ex-prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do ex-secretário de Saúde, Wilson Pollara, entre a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e o Instituto Idesp, sediado em Palmas, no Tocantins.

A investigação ocorreu depois da verificação de indícios de irregularidades, tanto na escolha da empresa, quanto na execução do contrato. Segundo a PCGO, há constatação de que houve pagamento integral do valor contratado, superior a R$ 11,6 milhões em prazo muito inferior ao estipulado, sem a comprovação da prestação dos serviços.

Além disso, foram verificados pagamentos antes mesmo da formalização do contrato,” reforçando a suspeita de direcionamento e desvio de finalidade”, divulgou a corporação.

Pollara (de branco) e atrás dele Quesede, foram presos no ano passado – Foto: reprodução de víeo / Tv Anhanguera

Wilson Pollara foi preso no final de 2024, ainda na gestão Cruz, em ação da Operação Comorbidade que investigava crimes de pagamento irregular em contrato administrativo e de associação criminosa na Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, também foram presos o secretário executivo, Quesede Ayres Henrique, e o diretor financeiro, Bruno Vianna Primo.

A PCGO não citou Rogério Cruz entre os alvos da operação. A reportagem ainda não teve resposta a uma mensagem enviada ao contato que seria de Cruz para ele se manifestar sobre o assunto.

O contato telefônico do Idesp em Palmas não está ativo.  A reportagem não conseguiu localizar a defesa dos demais investigados nesta terça-feira.  O espaço está aberto para a versão deles.

Gestão polêmica

A passagem de Pollara pela SMS de Goiânia foi marcada por muita polêmica e denúncias de irregularidades. Em muitos casos, segundo as apurações, foram celebrados contratos em condições irregulares ou desfavoráveis aos cofres públicos. Além disso, a gestão tentou firmar convênios milionários para a prestação de serviços diversos, promover credenciamento de empresas que forneceriam médicos para a rede, além de contratar serviços, e isso só não se concretizou porque a Justiça barrou.

Antes mesmo da gestão do ex-prefeito encerrar, a Justiça determinou uma intervenção na Saúde da capital diante de um cenário de caos e mortes nas unidades de saúde.


Leia mais sobre: Investigação policial / Licitação / Polícia Civil de Goiás / Rogério Cruz / SME / Wilson Pollara / Cidades / Goiânia / Saúde

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

De feira a megashows: primeira Pecuária de Goiânia aconteceu em 1942 com presença de Getúlio Vargas

TRADIÇÃO 79ª edição acontece até 24 de maio; segunda semana terá Ana Castela, Raça Negra…

Fazenda eleva para 4,5% estimativa de inflação com guerra e petróleo

O Ministério da Fazenda elevou de 3,7% para 4,5% a projeção de inflação para este…

Caminhão de gado perde controle e invade casas em Brazabrantes

ACIDENTE Caminhoneiro e motorista de carro precisaram ser socorridos Publicado em: 19/05/2026 12:16 Caminhão danificou…