Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Insegurança alimentar tem redução de 24,6% em Goiás, aponta IBGE


Restaurante do Bem em Goiânia. Foto: Alex Malheiros

A última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (10), aponta que Goiás está entre os cinco Estados com menor índice de insegurança alimentar no Brasil. O Estado alcançou uma redução de 24,6% no indicador que mede o acesso regular a refeições adequadas e de qualidade.

A partir de políticas públicas, Goiás teve como resultado mais de 2,3 milhões de famílias goianas com acesso regular a refeições adequadas e de qualidade. O número, registrado em 2024, representa um avanço de 10,1% em relação a 2023, consolidando uma tendência de melhora em todos os níveis de severidade da insegurança alimentar.

O levantamento do IBGE ainda aponta que Goiás foi o Estado que registrou a segunda maior queda no número de domicílios com insegurança alimentar grave. O número caiu de 102 mil para 65 mil lares, uma redução de 36,3%, superior à média nacional, que foi de 19,9%.

Políticas públicas estaduais

Nos últimos anos, o Estado de Goiás investiu em políticas públicas para a redução da insegurança alimentar e melhoria da qualidade da alimentação da população de baixa renda. Entre os programas implentados e impulsionados estão o Restaurante do Bem, Programa Mães de Goiás, Programa NutreBem e o Banco de Alimentos.

Atualmente, Goiás já conta com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado, servindo refeições nutritivas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde 2019, já foram entregues mais de 22 milhões de refeições, com investimento total de R$ 156 milhões.

Já o Programa Mães de Goiás garante uma transferência de renda de R$ 300 mensais a mulheres com filhos de até seis anos. A iniciativa já beneficiou mais de 200 mil usuárias em todos os 246 municípios goianos, com investimento acumulado de R$ 962 milhões, desde 2021.

Além disso, há ainda o Programa NutreBem que distribui o Mix do Bem, alimento nutritivo composto por arroz, proteína de soja e legumes desidratados, beneficiando milhares de famílias. Desde 2019, o governo estadual também já distribuiu 1,6 milhão de cestas básicas, em parceria com a OVG, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A Ouvidoria Social, outro braço do programa, realiza atendimentos diretos a famílias em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana de Goiânia. O Banco de Alimentos, que funciona em parceria com a Ceasa e a Secretaria de Agricultura, já realizou também cerca de 150 mil atendimentos, beneficiando mais de 400 instituições sociais e milhares de famílias, com investimento de R$ 8,5 milhões.

Os resultados refletem o impacto direto das ações implementadas pelo Goiás Social, programa coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. “Os números do IBGE confirmam que as políticas públicas do governo estadual estão de fato transformando vidas. Essa é nossa maior missão. Cada cesta entregue, cada refeição servida, cada mãe beneficiada representa mais que números. É esperança, é dignidade e é futuro para milhares de famílias goianas”, conclui.


Leia mais sobre: IBGE / Insegurança alimentar / Políticas públicas / Cidades / Notícias do Estado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Golpe em produtor rural de Rio Verde mobiliza ação em três estados e no DF

Golpe da “Mão Fantasma” A quadrilha é especializada na fraude eletrônica conhecida como “mão fantasma”…

Goiânia Blues Festival tem shows gratuitos no Teatro Sesc Centro

MÚSICA Ingressos poderão ser retirados no Sympla 24 horas antes de cada espetáculo Publicado em:…

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (19) a parcela de maio do Bolsa Família…